Indústria cosmética – metaverso
- Blog Talk Science
- Cliente: NürnbergMesse Brasil
- Data: 18/04/2022
Texto criado para o blog Talk Science, da FCE Cosmetique — evento realizado pela NürnbergMesse Brasil.
Indústria cosmética oferece novas experiências com o metaverso
Atingir os consumidores de cosméticos através de experiências virtuais é o próximo passo para as marcas que buscam inovação

A indústria cosmética está em constante inovação. Todos os anos, surgem novas tendências de ingredientes, produtos e rituais, que vão além do embelezamento e prometem uma série de benefícios aos consumidores. Recentemente, uma nova realidade tem revolucionado esse mercado: o metaverso. E algumas marcas de cosméticos já estão apostando nessa tecnologia. Mas o que é o metaverso e quais possibilidades ele oferece?
O CONCEITO E O SURGIMENTO DO “METAVERSO”
O termo refere-se a um ambiente virtual imersivo, um espaço coletivo onde as pessoas podem criar um avatar personalizado em 3D e interagir com qualquer coisa ou indivíduo, como se estivesse vivendo nessa realidade.
Embora tenha ficado famoso recentemente, sendo uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021, esse conceito não é atual. O metaverso foi mencionado pela primeira vez no livro “Snow Crash”, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992. Posteriormente, diversas obras de ficção abordaram esse tema.
Uma das primeiras empresas a implementar o metaverso foi a Liden Lab, em 2003, com o lançamento do Second Life. O jogo atraiu inúmeros usuários com a intenção de participar de uma simulação da vida real. Ainda que a ideia fosse moderna e interessante, na época, não havia uma economia digital para promover a circulação de moedas virtuais, como é o caso das criptomoedas hoje em dia.
Com o isolamento social provocado pela pandemia, houve a necessidade de implementar estratégias que proporcionassem aos consumidores uma experiência não apenas similar ao que eles teriam presencialmente como singular e inovadora. Em vista disso, empresas de diferentes segmentos passaram a investir nesse universo digital, e a indústria cosmética não ficou para trás.
AS POSSIBILIDADES DO METAVERSO PARA A INDÚSTRIA COSMÉTICA
Imagine oferecer aos potenciais clientes a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o produto de interesse, prová-lo e adquiri-lo virtualmente, como se estivesse na loja física? Desenvolver um ambiente virtual onde as pessoas possam praticar todas as ações que realizariam pessoalmente, além de consultar especialistas para entender melhor sobre determinado produto e receber recomendações é um passo muito importante para a indústria cosmética.
Atualmente, já é possível encontrar no universo virtual marcas que disponibilizam ferramentas para o usuário testar maquiagens através da realidade aumentada, além de ferramentas com função de experimentar bijuterias, por exemplo, que são ações inimagináveis décadas atrás. Os NFTs de cosméticos, como maquiagens e perfumes, é outra inovação da indústria, e que já têm sido comercializados por diversas empresas.
Conquistar os clientes através da realidade virtual é uma evolução importante para a indústria cosmética. Ao criar um espaço no metaverso, as empresas conseguem propiciar uma infinidade de experiências únicas e prazerosas aos consumidores, que vão muito além de uma compra on-line.